Página 1 de 1

Buscando las raices.

Enviado: domingo, 08 out 2006, 11:33
por mariajuana
Marcia Dieguez desde Santos, Brasil, envió el siguiente mensaje, el día 12/09/2002, a la lista de Fillos-L:Leida , vc com certeza vai chegar na cidade de origem.
Vou te contar uma coisa. Do meu lado paterno , sempre soubemos de onde vinhamos, minha avó y tia-avó sempre nos contavam historias do local. Villardevós (Berrande y Tomonte).
Já da minha avó materna..... sabíamos que a vó Maria era de Xinzo . Minha mãe morou de pequena lá na aldeia depois de ter ficado sem o pai aqui no Brasil , más ela tinha 2 anos e de nada se lembra.
Eu não me conformava com isso e revirava os documentos existentes para ver se encontrava alguma pista. Fui ao cartório para ver o registro de casamento de meus avós que se casaram aqui em Santos.
Alí o escrivão me mostrou o livro e estava , nascida em Orence em Ginzo de Limia. Mais nada , Xinzo tem muitos pueblos, ela era de um deles, não era da cidade. Não me dei por vencida, fui a Curia Metropolitana atrás do casamento religioso. Temos uma foto dos dois vestidos de noivos e me parecía que estavam em uma igreja.
Dei a data para a religiosa que me atendeu e aguardei enquanto ela
verificava nos enormes livros. Então ela me disse :- Encontrei! Seus avós
casaram em condições especiais.
Eu surpresa lhe perguntei que condição era aquela e ela me mostrou o livro. Eles já estavam casados no civil , mas como meu avô estava morrendo ,o capelão da Santa Casa de Santos os casou no religioso en extremis .
Fiquei imaginando , os dois sózinhos sem nenhum parente , em uma terra
distante, com a minha mãe de 1 ano e 8 meses , se casando num quarto de hospital. Minha avó casava e ficava viúva no mesmo día.
Pedí para ler o livro , quería ver todos os dados com meus próprios olhos e alí estava :
María Gándara Casares , nascida en "Ganade" , Xinzo de Limia , Orense.
Saí dalí com os papeis na mão e na cabeça o nome que me martelava. Ganade. Ganade, Ganade.
Contei a minha mãe que na mesma hora me disse :- Deus , esse nome me é familiar .
Naquele ano meus pais foram a Galicia pela primeira e unica vez , foram a
Ganade e alí encontraram familia , a casa de minha avó María e os documentos de nascimento de minha avó e de sua mãe Nicolasa.
Por isso minha amiga Leida , e todos os que buscam as raizes ,não desistam.
Un bico
Marcia Dieguez
Santos - Brasil
Neta de Vilardevós - Riós - Xinzo de Limia
Galega dende o DNA

Buscando las raices.

Enviado: domingo, 08 out 2006, 19:48
por chufacha
mira no se muy bien q contestarte, pero me gustaria q pudiesemos entablar una pequeña amistad, si quieres. sbdoncos@hotmail.com

Buscando las raices.

Enviado: terça, 10 out 2006, 03:31
por mariajuana
Mirta Cumplido Carballude desde Lanús Buenos Aires, Argentina, envió el siguiente mensaje, el día 13/09/2002, a la lista de Fillos-L:Marcia ¡ qué historia!. Ahora sí que no pierdo las esperanzas de saber dónde nació mi abuela, aunque no se por donde empezar, porque era huérfana, no sabía leer ni escribir y fue traída a Argentina por unos paisanos.
Nadie sabe donde nació y además calculo que nació por 1870, pero sin seguridad. No importa, trataré.
Un abrazo grande y gracias por compartir tu historia

Mirta Cumplido Carballude
Lanús Bs As
Lalín Pontevedra

Buscando las raices.

Enviado: terça, 10 out 2006, 07:57
por xestor
chufacha Escribeu:mira no se muy bien q contestarte, pero me gustaria q pudiesemos entablar una pequeña amistad, si quieres. sbdoncos@hotmail.com

Chufacha ten coidado: publicar o teu e-mail de forma aberta ponte en risco de que cho collan os cosechadores de enderezos e que comeces recibir spam de forma masiva. Eu recoméndoche que uses o sistema de mensaxes internos do portal, co que non terás ese perigo.