Página 1 de 1

RICARDO LOPEZ TABOADA

Enviado: quarta, 19 jun 2002, 05:54
por leidat
Sou LEIDA TABOADA, neta de RICARDO LOPEZ TABOADA, nascido em SAN SATURNIÑO DE CHAVE, LUGO, ESPAÑA. RICARDO é filho de JOSE MARIA LOPEZ FERNANDES E JOSEFA TABOADA
Não sabemos o ano de sua vinda para o Brasil, mas acreditamos que foi entre 1920 e 1928, ano em que seu filho JOÃO LOPEZ TABOADA (meu pai) nasceu.
Estou em busca de seus familiares.

Leida (leidat@gmail.com)

Re: RICARDO LOPEZ TABOADA

Enviado: quinta, 09 abr 2015, 19:27
por leidat
Depois de anos, estou aqui de volta a esta comunidade.
Me alegrou muito o fato de ainda ter o meu login e senha.
Muitas coisas foram descobertas acerca de minhas origens.
Uma delas é o fato de que meu avô nasceu na Galicia e não em Barcelona como ele havia dito para meu pai.
Nasceu especificamente em San Saturnino de Chave, Lugo.
Atualizei os dados descobertos na mensagem anterior.
Continuamos na busca de nossos familiares galegos.

Leida Taboada (leidat@gmail.com)
desde Brasilia, Brasil.

Re: RICARDO LOPEZ TABOADA

Enviado: domingo, 26 abr 2015, 09:17
por coordfillos
Benvida de novo, Leida. Alédame que atoparas máis información sobre a túa familia. Saúdos!

Re: RICARDO LOPEZ TABOADA

Enviado: domingo, 26 abr 2015, 15:42
por leidat
Aqui vai uma explicação adicional para os não falantes da lingua portuguesa:

No Brasil, até pouco tempo, o sobrenome (apellido) que obrigatoriamente era transmitido para os filhos era o último sobrenome de ambos os pais ou os sobrenomes do pai somente quanto os filhos recebessem o mesmo nome do avô e do pai. Atualmente, o nome do meio pode ser transmitido para os descendentes. Contudo, o sobrenome da familia (o que vem do pai) é sempre o último.

Esta é a razão porque nós não temos o sobrenome LOPEZ em nossos nomes, exceto meu irmão mais velho (RICARDO LOPES TABOADA NETO) que recebeu o nome do meu avô e meu irmão que vem logo após ele (JOÃO LOPES TABOADA FILHO) que recebeu o nome do meu pai. Além disso o LOPEZ foi aportuguesado para LOPES.

Eu e os demais irmãos recebemos os nomes rigorosamente de acordo com o costume brasileiro. Meu pai era JOÃO LOPES TABOADA e minha mãe MARIA EURIDES MENDES ROCHA (nome de solteira). Então somos (nome) ROCHA TABOADA. O ROCHA herdado de minha mãe e o TABOADA de meu pai. Assim é o costume brasileiro. O sobrenome (apellido) do pai é sempre o último, ao contrário dos países de costumes oriundos da Espanha.

Assim, pelo costume espanhol somos da FAMILIA LOPEZ mas pelo costume brasileiro, somos da FAMILIA TABOADA, e assim fomos batizados e registrados. Por isto que sou LEIDA MARIA DO S. ROCHA TABOADA e me apresento como LEIDA TABOADA, conforme costume brasileiro. O TABOADA recebi de meu pai JOÃO LOPES TABOADA ou simplesmente JOÃO TABOADA, como ele era conhecido aqui no Brasil. O último sobrenome é o sobrenome forte no Brasi e é ele que é o sobrenome da família, herdado do pai.